Páginas

quarta-feira, 6 de março de 2013

Deputada Antônia Lúcia pede ao Itamaraty solução para os problemas dos estudantes de medicina na Bolívia.






A Deputada Antônia Lúcia esclareceu que o seu Gabinete está se mobilizando para resolver os problemas dos estudantes brasileiros que fazem o curso de medicina na Bolívia. Já agendou reunião, na terça-feira, dia 05 no Itamaraty. Em requerimento anteriormente enviado a este Ministério solicitou a vinda ao estado de um Cônsul para ouvir os estudantes e em conversa com a Ministra Maria do Rosário, a vinda de um representante dos direitos humanos. Assegurou também que o Ministério da Justiça irá apurar os abusos cometidos contra os estudantes e que para isso trabalhará em conjunto com o seu gabinete. 

Segundo estatística do Itamaraty, 18 mil estudantes brasileiros estudam na Bolívia e desses de 3 a 5%, quando conseguem concluir o curso ainda têm que estudar de 3 a 4 anos, no Brasil, para revalidar o diploma. 

Com base nestas informações a deputada concluiu que a Bolívia não tem condições de formar os estudantes brasileiros e que está indo contra as leis e os acordos firmados entre os dois países. 

Da Redação do Acrenotícias

domingo, 3 de março de 2013

Deputada Antonia Lúcia traz CPI do Tráfico de Pessoas ao Acre

A Deputada Federal Antonia Lúcia acompanhou o grupo que veio ao estado discutir crimes de pedofília e tráfico humano e disse que o principal objetivo da CPI, na audiência pública foi de dá assistência jurídica aos integrantes acusados pela formação de rede de pedofilia, número pequeno de pessoas, segundo ela, que está preso, que demais estão soltas por força de Habeas corpus.

Segundo a Deputada, por ter um mandato aberto e sem nenhuma ligação com grupos empresariais ou políticos do estado é procurada pela sociedade para buscar fazer justiça, quando têm seus direitos desrespeitados.

A deputada num desabafo diz que quer fazer com que as pessoas entendam que pobre também tem direito e continua dizendo que estão fazendo todo o levantamento e que existe uma tentativa muito grande para desqualificar o trabalho realizado pela Polícia Civil e o Ministério Público do Estado e que por ser considerada inconstitucional a vara, a qual está à frente o Dr. Romário Lima, por ter sido criada por uma portaria, os relatos da CPI e as informações apuradas na Operação Delivery não serão anuladas, esclareceu.

Sensibilizada com a situação dos poucos punidos pela Operação Delivery encerra dizendo que o seu gabinete trabalhará fortemente para que as pessoas envolvidas nessa operação, sem recurso financeiro tenham os mesmos direitos dos que possuem mais poder econômico e insistiu em afirmar que as ações não ficarão somente no Acre.

Da Redação do Acrenotícias.com Zé Carlos Oliveira

Governador não retorna ligação de deputada sobre audiência com defensores públicos



A deputada federal Antônia Lucia protagonizou um momento inusitado na Rádio Boas Novas na manhã desta quarta-feira, durante debate sobre a precariedade da Defensoria Pública do Acre, ao ligar, ao vivo, para o governador Sebastião Viana, para pedir uma audiência com os representantes nacionais da defensoria que estão no Acre para debater a situação do órgão.

“Eu vou ligar e colocar em viva voz para toda população ouvir a resposta do governador”, disse a parlamentar que logo em seguida fez a ligação.

- Celular do governador Tião Viana, Lúcio bom dia -, atende o assessor direto do governador.
- Lúcio,  é a deputada Antônia Lucia, tudo bem? -, se identifica a parlamentar.
Lúcio responde: “Oi deputada, tudo bem”.

Antônia Lúcia: “Lúcio eu vou logo te adiantar qual é o assunto… nós estamos com os defensores que vieram de Brasília que representam os estados e a defensoria da União. Doutor Gabriel, da União, o André que representa as defensorias dos estados, e também está aqui nos estúdios das Boas Novas, o doutor Celso, que é o presidente da Associação dos Defensores. E nós estamos aqui discutindo essa questão de marcar um encontro dessas pessoas que representam essas defensorias de todo país, especificamente, a do nosso Estado, uma audiência com o governador, Lúcio…” informa Antônia Lúcia.
Lucio: “Certo… Eles ficam até quando aqui, deputada?”
Antônia Lúcia: “Eles vão viajar nessa madrugada. Eles têm uma agenda muito extensa, Lúcio, e nós gostaríamos que o governador pudesse receber os nossos ilustres aqui no estado do Acre”
Lúcio: “Tudo bem, eu vou verificar aqui na agenda dele e vou retornar daqui a pouquinho”.

Antônia Lúcia diz que vai ficar no “aguardo” e se despede do assessor.

A deputada debateu na manhã desta quarta-feira, no programa Roda Comunitária a situação da Defensoria do Acre, com os presidentes da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), Gabriel Faria Oliveira; dos Defensores Públicos do Acre, Celso Carvalho, e dos defensores da União, André de Castro.

O apelo ao vivo foi feito porque até o momento o governador Sebastião Viana não atendeu ao pedido dos defensores, sobre uma audiência para tratar da precariedade da instituição no Acre.

Até o final do programa, por volta das 10h20, cerca de 40 minutos após a ligação, o assessor não tinha respondido o pedido da parlamentar.

 ac24horas